CONHEÇA SUA CONTA

Quais são os itens que vejo em minha conta?
Na fatura apresentam-se as seguintes e pricipais informações.As informações podem ser diferentes de acordo com o modelo de impressão da consecionária da sua região.
-
Custo de aquisição de energia (TE)
-
Custo de Distribuição de energia (TUSD)
-
Custo de Transmissão de energia (TUST)
-
Encargos
-
Tributos (como o PIS, ICMS e COSIP)
-
Bandeiras Tarifárias
Custo de aquisição de energia (TE)
Para a energia chegar na sua casa, a distribuidora precisa comprá-la das companhias de geração. Essa venda é feita através de leilões e o seu valor é repassado integralmente ao consumidor. Você encontra o valor da energia em kWh identificado pela sigla TE (ou Tarifa de Energia) em sua conta de luz.
Custos de Transporte (TUST e TUSD)
A energia precisa chegar ao seu endereço e o percurso começa quando a empresa geradora de energia como a Itaipu, injeta a energia na rede de transmissão que contempla todo o país, sendo transportada pelas linhas de transmissão. Essa energia será, depois, distribuída dentro das cidades. Esse trabalho é feito pela empresa de distribuição, como a CPFL Piratininga e a EDP São Paulo.
Todo esse caminho gera um custo que é incluso na sua conta de luz. Os custos de transmissão e distribuição podem ser identificados na sua fatura como TUST e TUSD.
Encargos
Os encargos são os benefícios que o governo concede a algumas empresas e à população, principalmente aos setores mais carentes. Esses encargos são destinados a democratizar o acesso à energia elétrica e à implantação de políticas públicas voltadas ao setor de energia. São custos obrigatórios e estão inclusos tanto na Tarifa de Energia (TE), quanto na Tarifa de Uso de Distribuição de Energia (TUSD). É importante ressaltar que alguns desses encargos são regionalizados.
Tributos
São os impostos que incidem na nossa conta de luz e são direcionados ao governo. Esses tributos podem ser federais, estaduais e municipais, sendo os principais o PIS, o COFINS (ambos federais), ICMS (estadual) e o municipal.
Bandeiras tarifárias
As bandeiras tarifárias indicam os custos reais da geração de energia elétrica. O critério para a variação do valor de geração de energia vem da fonte geradora.
-
Bandeira verde: a geração de energia hidrelétrica está em pleno funcionamento.
-
Bandeira amarela: cenário menos favorável à geração de energia hidrelétrica.
-
Bandeira vermelha patamar 1, 2 e Crise Hídrica: geração de energia hidrelétrica muito afetada, usinas termelétricas são acionadas.
CONHEÇA SUA CONTA COM ENERGIA SOLAR


1
1. Nesta área, estáo detalhes dos Kwh e dos valores descritos pelo consumo da energia injetada solar e fornecida pela concessionária.


2
2.
Ativa é o total da energia consumida pelo consumidor da concessionária
Injetada é o que foi produzido e injetada na rede após o consumo. Neste caso, o cliente produziiu menos que consumiu.


3
3. Saldo em energia da instalaçao:
É o saldo da energia que você produziu e a quantidade de Kwh acumulada para consumo posterior, quando, por exemplo, gerar menos energia que consome.
Saldo a expirar próximo mês:
É o saldo que fica disponível por 5 anos e que vai aparecer ali quando não usar.
